Um levantamento exclusivo do Direção Concursos mapeou os editais de concurso público que estavam em fase avançada de preparação para 2025, mas que, por diversos fatores, foram adiados para 2026. A seleção destaca as oportunidades mais esperadas para os primeiros meses do próximo ano, abrangendo carreiras tradicionais e administrativas.
Entre as áreas contempladas, destacam-se Controle, Policial, Bancária e Legislativa. Com o novo ciclo orçamentário, espera-se que estes concursos sejam os primeiros a serem abertos em 2026, representando uma excelente chance para os candidatos que desejam se antecipar e planejar seus estudos.
Este guia detalha os 15 melhores editais que ficaram para 2026, oferecendo a oportunidade de se preparar com meses de antecedência e sair na frente da concorrência. Conforme apurado pelo Direção Concursos, a expectativa é de um ano movimentado para quem busca estabilidade e uma carreira no serviço público.
Tribunal de Contas da União (TCU) e Controladoria-Geral da União (CGU) se Preparam para Novas Seleções
O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Vital do Rêgo, reforçou o desejo de realizar um novo concurso para Auditor Federal de Controle Externo. A intenção já havia sido sinalizada em julho, com a previsão de aproximadamente 100 vagas para a área geral, com provas esperadas para o segundo semestre de 2026.
Já a Controladoria-Geral da União (CGU) enviou ao Ministério da Gestão e Inovação um pedido para 500 vagas, sendo 470 para Auditor Federal de Finanças e Controle (nível superior) e 30 para Técnico Federal de Finanças e Controle (nível médio). O último certame da CGU perde a validade em junho de 2026, o que reforça a urgência de uma nova seleção.
Carreiras Policiais e Legislativas em Destaque para 2026
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) solicitou 263 vagas para Policial Rodoviário Federal e 248 para Agente Administrativo. A expectativa é que a autorização ocorra ainda em 2025, com provimento das vagas ao longo de 2026.
A Polícia Penal Federal também estuda um novo concurso, com pedido de criação de 746 vagas para Policial Penal Federal, além de oportunidades para Especialista e Técnico Federal em Execução Penal. A Câmara dos Deputados já definiu o Cebraspe como banca organizadora de seu novo concurso, com salários iniciais de R$ 19.616,98 para Técnico Legislativo e R$ 29.462,78 para Analista Legislativo.
Setor Bancário e Agências Reguladoras Aguardam Editais
O Banco do Brasil, mesmo sem previsão oficial, tem estudos em andamento para um novo concurso, especialmente após o encerramento do cadastro reserva do edital de 2022. A validade do último concurso encerrou em julho deste ano, e a expectativa é que uma nova banca seja considerada para 2026.
O Banco Central (Bacen) solicitou 560 vagas, sendo 410 para Auditores, 110 para Técnicos e 40 para Procuradores. O BNDES também estuda um concurso para cargos de nível médio, o que não ocorre há 13 anos. Agências como a ANAC e a ANTT também apresentaram pedidos de autorização, com centenas de vagas previstas para níveis médio e superior.
Educação e Segurança Pública no Distrito Federal com Concursos Previstos
A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF) publicou portaria que institui a comissão organizadora de seu novo concurso, com autorização para 2.650 vagas imediatas e 7.954 em cadastro de reserva. As oportunidades são para Professor, Pedagogo, Gestor e Analista em Políticas Públicas.
A Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes DF) aguarda análise de pedido para 1.197 vagas para Técnico e Especialista em Assistência Social. A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) teve autorização para 615 vagas, incluindo Delegado, Perito Criminal, Papiloscopista e Médico Legista, com contrato já assinado com a Cebraspe para o cargo de Delegado.